Registro Profissional (DRT)

DRT é o registro de um profissional junto à Delegacia Regional do Trabalho (órgão regional do Ministério do Trabalho e Emprego, MTE).

Esse registro é a habilitação necessária para o exercício de algumas profissões regulamentadas. Sua finalidade é garantir que os profissionais destas categorias atendam aos requisitos legais, e é uma exigência estabelecida pelas legislações profissionais.

O DRT é necessário para quem vai prestar concurso público ou fazer trabalhos com carteira assinada. Muitas produtoras pedem o DRT da equipe inteira, incluindo o montador, para tirar o CPB (Certificado de Produto Brasileiro) de uma obra junto à ANCINE .

As profissões de editor de imagem e editor de TV e video são reconhecidas na CBO – Certificação Brasileira de Ocupações – do Ministério do Trabalho,

O Registro Profissional é feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e necessita de uma comprovação de capacitação técnica que pode ser obtida de diferentes maneiras. Alguns sindicatos oferecem a certidão de capacitação técnica e fazem o trâmite no MTE. Então, existem três formas de conseguir seu registro profissional:

·         Diretamente no MTE

·         Sindicato dos Radialistas

·         STIC – Sindicato Interestadual dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica e do Audiovisual

Deixe um comentário