Foto de perfil

Lyana PeckOffline

Sobre mim

Lyana Peck

Montadora e diretora

Lyana Peck é mestre em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA - UFF). Graduada em Comunicação Social, habilitação em Rádio e TV, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como montadora e diretora em projetos para televisão, publicidade e documentários. Atualmente é doutoranda em Tecnologias e Estéticas da Comunicação (PPGCOM) na UFRJ. Vive na cidade do Rio de Janeiro.

Como montadora, trabalhou no Multishow, Globosat e TV Brasil, além de produtoras independentes como Hungry Man, Urca Filmes, Producing Partners, Pindorama Filmes, Conspiração, Zola e Giros. Foi editora dos programas Tira Onda, De Cara Limpa, Estúdio Móvel, Muito Giro, Ed Mort, Aglomerado, Espelho, Casa Brasileira, Sonhadores, Arte Brasileira, Gentalha, Morar Mundo, Palavras em Série, Viver do Riso, dentro outros.

Dirigiu o programa Um Chope Com para o site do canal Multishow, assim como Tira Onda, também para o Multishow, e o projeto de verão do canal GNT, além de sete curtas metragens de ficção, documentário e videoarte.

Como videomaker já realizou projetos para Multishow, Hungry Man, Downtown Filmes, Glaz, Migdal Filmes e Camisa Listrada.

Como artista, realiza trabalhos em videoarte e videodança, além de fotografia, instalação e videoprojeção. Realiza pesquisa acerca de ritmo, atmosfera, luz e imersão. Foi professora convidada no curso de Videoarte na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ) em 2013 e 2014. Colabora com artistas como Analu Cunha, Zoè Gruni, Flavio Colker, Christiane da Cunha e Anani Sanouvi. Em 2018 realizou sua primeira exposição individual, o filme-instalação "Esse algo que acontece", no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro.

É sócia-diretora da produtora Alambique Filmes, na qual realiza a direção, roteiro e edição de making ofs, promos e trailers de filmes nacionais. Em 2018 o programa de televisão "Palavras em Série" (GNT), no qual assina a montagem integral dos seus cinco episódios, foi indicado ao Emmy Internacional na categoria programa de arte.