Estreia documentário “Bernardes”, montado por Yan Motta, edt.

24.Jun.14 | Com argumento de Thiago Bernardes e direção e roteiro de Gustavo Gama Rodrigues e Paulo de Barros, o documentário “Bernardes” parte da busca de Thiago por entender a trajetória do avô, o arquiteto e urbanista Sérgio Bernardes.

O filme tem a participação de profissionais que trabalharam diretamente com Sergio, pesquisadores e familiares, além de visitas aos principais projetos construídos. O neto Thiago investiga o por quê o arquiteto ter sido mantido à margem do cenário arquitetônico brasileiro.

Nosso associado Yan Motta, montador do filme, nos contou com exclusividade sobre o trabalho:

“Como nem mesmo a família conhecia direito toda a história de Sergio Bernardes, na ilha de edição meu primeiro trabalho foi de estudo. Tanto de noções da história arquitetura brasileira, quanto do material pesquisado  e cedido pelo acervo da família: plantas, fotos, matérias de jornal, publicações, etc. Essa fase longe do material filmado foi muito importante, para criar uma base segura pra montagem em si.
Daí em diante foram alguns meses num processo de arqueologia, combinando depoimentos e acervo pra tentar recriar um pouco da história pessoal e profissional dele. Um processo que pra mim foi extremamente gratificante e transformador, por se tratar de uma figura tão especial como o Sérgio. Foi um diferencial também ter tido tanta liberdade por parte dos diretores (além do próprio Thiago), pra poder mergulhar nesse trabalho desta forma.”

O filme estreia esta quinta, 26 de junho, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, João Pessoa, Salvador, Porto Alegre e Curitiba.