Estreia “Jia Zhang-ke, um homem de Fenyang”, documentário montado por Joana Collier

02.SET.15 | Estreia na quinta feira, dia 3 Setembro, o documentário “Jia Zhang-ke, um homem de Fenyang”, de Walter Salles, montado pela associada Joana Collier. O documentário é um retrato afetivo sobre Jia Zhang-ke, diretor chinês que, para muitos, se tornou um dos mais importantes cineastas de nosso tempo. No filme, Jia relembra as fontes de inspiração de algumas de suas principais obras. É a memória de um cineasta, mas também de todo um país em convulsão, a China, que se desvenda pouco a pouco.

Joana Collier falou sobre o processo de montagem do filme:

Depois de termos visto o bruto do documentário, eu e Walter assistimos juntos todos os filmes do Jia, discutindo cada escolha, cada corte, cada pensamento cinematográfico que nos instigava. Acho que foi aí que descobrimos a montagem.
E
as idéias de entrelaçamento entre o material filmado e os filmes do Jia foram ficando mais claras para mim. Walter então pediu que eu apresentasse uma proposta escrita plano a plano. Depois de três dias, quatro embalagens de “post it” e uma parede toda coberta de papéis picados, apresento minha ideia. Walter faz perguntas e observações, e só depois de alguns ajustes é que eu começo a colocar a mão na massa. Foi um processo profundamente enriquecedor.

“Jia Zhang-ke, um homem de Fenyang”, estreia dia 3 de setembro no Rio de Janeiro e São Paulo; e na quinta seguinte, dia 10, entra em cartaz em Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Fortaleza e Recife.

No Rio de Janeiro, haverá uma sessão do documentário e debate com o diretor Walter Salles no dia 3 de setembro às 20h no Espaço Itaú, na Praia de Botafogo. Além disso, será realizado um ciclo de filmes dedicado a Jia Zhang-ke, com exibição de cópias novas de três filmes do diretor: “Plataforma”, “Em Busca da Vida” e “Um toque de Pecado”. A programação completa está disponível aqui.

 

Trailer do filme

https://www.youtube.com/watch?v=G9Jrk9QNlzI