Cursos

Os Sentidos do Som: a importância do SOM para os editores de imagem

Três dias de aula com a editora de som e sound designer, Maria Muricy, sobre as diferentes funções e elementos deste potente instrumento de dramaturgia que é o som, nas narrativas audiovisuais.

Novas perspectivas teóricas para a montagem

Cinco aulas online com a prof.ª dr.ª Elianne Ivo Barroso, em setembro de 2020. 

Gratuito e exclusivo para pessoas associadas, o curso indicou novos caminhos da teoria da montagem.

Deleuze e a montagem audiovisual

Três aulas online com o prof. dr. Jorge Vasconcellos, em dezembro de 2020.

No curso aberto ao público, aprofundamos as questões de montagem contidas nos livros sobre cinema do filósofo francês Gilles Deleuze.

A montagem no cinema vertical de Maya Deren

Três aulas online com a prof.ª dr.ª Ana Costa Ribeiro, em março de 2021.

Neste curso, aberto ao público, conhecemos um pouco das ideias sobre montagem da criadora, realizadora e teórica do cinema moderno, Maya Deren.

Fluxos da Edição Audiovisual Profissional

Curso inclusivo e gratuito, composto de oito aulas online, com as professoras montadoras Laura Magalhães e Tatiana Gouveia, em maio e junho de 2021. Curso voltado para alunes que já tinham algum histórico com a edição e gostariam de aumentar seus conhecimentos para adentrar o mercado audiovisual profissional.

Através de uma chamada pública, recebemos mais de 200 inscrições e selecionamos 30 alunes negres e/ou pertencentes à comunidade LGBTQIA+ e/ou residentes em zonas periféricas. Durante o curso desenvolvemos conceitos teóricos e atividades práticas que prepararam es estudantes a exercer a atividade de assistência de montagem, área que carece de cursos de formação e que é a porta de entrada de futuros profissionais de edição no mercado.

O projeto foi uma iniciativa da Comissão de Formação da edt., que se desdobrou em um grupo menor, o edt. Multi, responsável por pensar ações voltadas para a construção de um audiovisual brasileiro mais diverso, criativo e potente através do ensino da montagem. Os recursos para a execução do projeto foram obtidos através dos cursos pagos realizados pela Comissão de Formação, que reservou uma parte desses valores para essa ação de inclusão.

Ao final do ciclo pedagógico, es alunes tiveram acesso a materiais brutos que foram doados pelas pessoas associadas e puderam fazer suas próprias montagens destes materiais. Esses trabalhos foram apresentados às pessoas que doaram os materiais originais, que puderam confrontar as suas próprias leituras com as novas leituras feitas des alunes, em um encontro online de muito aprendizado mútuo. Quem assistiu às aulas e entregou todos os trabalhos pôde fazer parte da edt. gratuitamente, durante um ano.