ASSEMBLEIA GERAL 2015

17.MAR.15 | A 4ª Assembleia geral da edt. foi repleta de novidades, a começar pelo local onde ocorreu, no Senac de Copacabana. A mudança marca o início de uma grande parceria que a associação está selando com a instituição de ensino profissional. Os termos dessa parceria ainda estão sendo definidos e serão oportunamente divulgados , mas o presidente da edt., Rogério Frota, adiantou que o SENAC passa a nos ceder sem nenhum custo suas dependências e recursos técnicos e de pessoal para a realização de nossos eventos. Assim, o Cineclube edt. passará a ser realizado naquele espaço.

Em seguida, Julia Bernstein, membro da Tesouraria, apresentou as contas da associação. Apesar da política de parcelamento proposto aos associados em dívida, há um déficit da receita que levou a uma série de medidas serem debatidas e decididas, mediante votação. Entre elas: haverá uma campanha pelo pagamento das trimestralidades, realizada por uma comissão especial; formas alternativas de cobrança serão estudadas; algumas despesas deverão ser renegociadas; e, por fim, haverá um aumento na contribuição dos associados de até 15%, a ser divulgado em breve.

A tesouraria informou também que mudou de empresa de contabilidade. A partir de agora a SESAN nos prestará esse serviço.

Após a aprovação das contas e do orçamento para 2015, o Censo 2013 foi apresentado por Celia Freitas, membro da Comissão Trabalhista, momento em que uma nova parceria foi anunciada: o Laboratório de Estatística da UFF irá ajudar na realização do formulário do Censo 2014 e depois seus alunos farão todo o processamento e cruzamento de dados e posterior análise, o que nos ajudará em muito a entender os dados que estamos recolhendo.

As atividades da associação realizadas em 2014 foram relembradas:

O departamento jurídico funcionou o ano todo, atendendo aos associados. O Cineclube edt teve sessões memoráveis, com debates sobre montagem com convidados como o nosso querido João Paulo de Carvalho, Sergio Mekler e Karen Harley, dentre outros nomes.

A comissão de comunicação manteve com assiduidade os associados informados a respeito das notícias do nosso meio, mediante o site da edt.

O Censo 2013 foi realizado e disponibilizado no site.

O ponto alto foi a realização do seminário “Com que Software eu vou?”, que reuniu cerca de 100 profissionais de edição e pós-produção, transmitido ao vivo por streaming. Tivemos apresentações dos principais softwares de edição do mercado e um debate excelente, em que pudemos trocar experiências enriquecedoras.

A edt também participou da Semana dos Realizadores, com o Prêmio edt – Ricardo Miranda para Montagem de Invenção, para curta e longa metragens e com um debate com os montadores dos filmes em competição.

E ainda houve eventos exclusivos para associados da edt, como a apresentação do novo Media Composer, em parceria com a AVID; e com a Adobe demonstrando suas ferramentas de áudio e vídeo.

Por fim, os planos de 2015 foram anunciados, englobando a parceria com o SENAC, o compromisso de manter atuantes a Comissão de Comunicação, as consultorias jurídicas, o Cineclube edt e a premiação na Semana dos Realizadores. A Comissão Trabalhista já iniciou os trabalhos e está elaborando, além do Censo 2014, uma cartilha sobre o trabalho do editor freelance e ainda um workshop em parceria com a Comissão de Formação. E a Comissão de Formação terá um grande papel a desempenhar na parceria com o SENAC, na formulação de workshops e até cursos profissionalizantes.

Por fim, a nova chapa da diretoria foi eleita por aclamação, com algumas alterações em relação à chapa anterior. A chapa eleita é composta por:

Presidente- Rogério Frota

Vice-presidente – Mariana Sussekind

1ª Tesoureira – Isabel Vidor

2ª Tesoureira – Célia Freitas

1ª Secretária – Fernanda Tornaghi

2º Secretário – Daniel Garcia

Conselho Fiscal – Joana Ventura, Vinicius Nascimento e Julia Bernstein

Teremos bastante trabalho neste ano de 2015, o que nos faz cada vez mais necessitar do emprenho dos associados, não só no pagamento das trimestralidades, mas na doação de pequena parte de tempo de cada um para a ajuda nos trabalhos das comissões. Em breve novos chamados para reuniões das comissões serão divulgados e é uma boa oportunidade para conhecer de perto o trabalho de cada uma e entender como se pode ajudar.

Uma coisa que ficou clara nessa assembleia foi o amadurecimento da associação do ponto de vista institucional, que se reflete nas novas parcerias estabelecidas bem como nos novos desafios que teremos que enfrentar.

Vida longa à edt!!!