Debate e Premiação edt. na Semana dos Realizadores

05.DEZ.14 | A edt. inicia sua participação em festivais com muita satisfação e orgulho em representar o ofício dos montadores. A ideia de valorizar o processo de edição de um filme com um prêmio de montagem sempre esteve presente na associação e a parceria com a VI Semana dos Realizadores possibilitou colocar em prática esse projeto.

Vindo ao encontro do objetivo da edt. de incentivar a discussão sobre os processos narrativos, estéticos e técnicos da montagem o ambiente da Semana não poderia ser mais propício. Além da exibição de mais de 50 filmes entre longas, médias e curtas-metragens o festival propõe uma experiência de aproximação com as obras e seus realizadores. Nesse cenário, no dia 22 de novembro de 2014 a edt. promoveu o debate O Papel da Montagem na Invenção do Filme.

Troca de ideias e experiências sobre montagem

O debate foi mediado por Daniel Garcia e contou com a presença de editores e diretores da mostra competitiva de longas: Paula Gaitán (Noite/RJ), Ricardo Pretti (Ventos de Agosto/PE), Vicente Moreno (Dromedário no Asfalto/RS), Rodrigo Savastano e Julia Bernstein (Flutuantes/RJ), Guto Parente (A Misteriosa Morte de Pérola/CE), Clarissa Campolina (Com Os Punhos Cerrados/CE), Luiz Pretti e Affonso Uchoa (A Vizinhança do Tigre/MG).

A pluralidade de estilos e sotaques foi traduzida na conversa onde os editores falaram de suas experiências na ilha de edição e sobre a importância da montagem no processo criativo de um filme.

Temas como a relação entre diretor e montador, as potencialidades do material bruto, a importância de conceitos, teorias de cinema e referências também foram discutidos e a sala de montagem se afirmou como lugar privilegiado da invenção.

Em relação às perspectivas sobre novas fronteiras e espaços a serem explorados no universo audiovisual, a edição de som se mostrou um desafio a ser enfrentado. Para os presentes, o som nos filmes segue fortemente a tendência naturalista e outras formas devem ser pesquisadas a fim de enriquecer a narrativa. A experiência do “cinema estendido”, onde os filmes saem da sala de exibição formal para galerias de arte, projeções de vjs e instalações cada vez mais se apresenta como uma alternativa interativa e dinâmica no contato com o público.

Prêmio edt. Ricardo Miranda de Montagem de Invenção.

O universo inventivo do editor e diretor Ricardo Miranda, sócio fundador e benemérito da edt., falecido em março desse ano serviu de inspiração para o prêmio de montagem na Semana dos Realizadores. Formado por Joana Collier, Nina Galanternick e Vinicius Nascimento, o júri decidiu premiar montagens que identificassem um pensamento ligado a herança criativa de Ricardo.

A cerimônia de premiação aconteceu na noite do encerramento de festival, em 26 de novembro de 2014. E o Prêmio edt. Ricardo Miranda de Montagem de Invenção foi para:

Categoria Curta ou Média-Metragem – Frederico Benevides por Nada É.

Categoria Longa Metragem: Daniel Bandeira por Brasil S/A.

O prêmio foi entregue a Ivo Lopes, fotógrafo de Brasil S/A (representando o montador Daniel Bandeira) e a Frederico Benevides, que falou da honra em receber um prêmio que represente a dedicação, empenho e afeto do mestre Ricardo Miranda.

Frederico também contou que Nada É foi uma oportunidade para trabalhar com o diretor Yuri Firmeza, seu amigo de longa data. A troca de ideias rica e fluente permitiu que o filme se desenhasse na montagem e em 10 dias já havia um primeiro corte.

Os outros premiados da VI Semana dos Realizadores foram:

Prêmio ABD-RJ

Categoria Curta ou Média-Metragem: Vailamideus, de Ticiana Augusto Lima

Categoria Longa-Metragem: Brasil S/A, de Marcelo Pedroso

Prêmio Indie Lisboa

Ventos de Agosto, de Gabriel Mascaro

Premiação Júri Oficial da VI Semana dos Realizadores

Melhor Longa-Metragem: Ela Volta na Quinta, de André Novais Oliveira

Melhor Curta ou Média-Metragem: Vertières I, II, III, de Louise Botkay

Melhor Direção: Lillah Halla, por Si No Se Puede Bailar, Esta No Es Mi Revolución

Prêmio Nova Mirada: A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa

Prêmio Atitude Cinematográfica: Nova Dubái, de Gustavo Vinagre

Menção Honrosa: Karioka, de Takumã Kuikuro

 

Parabéns aos vencedores e que venham mais prêmios, debates e festivais!

debate 04 - Felipe Nahon

foto: Felipe Nahon

 

 premio 05 -  Jayme Stern

premio 02 -  Jayme Stern

 

 

 

 

 

 

;

premio 03 -  Jayme Stern

 

;

 

 

 

 

 

 

premio 01 - Jayme Stern

 

 

 

fotos: Jayme Stern