Estreia hoje “Últimas conversas”, filme póstumo de Eduardo Coutinho, montado por Jordana Berg
edt vai premiar melhor montagem de invenção na Semana dos Realizadores
19.NOV.14 | A edt e a Semana dos Realizadores selam uma parceria nesta sexta edição do festival. Uma comissão indicada pela diretoria da edt. vai conceder o Prêmio edt. – Ricardo Miranda de Montagem de Invenção para longas-metragens e curtas e médias-metragens em competição no festival, que acontece de 20 a 26 de novembro.
A diretoria indicou para compor o juri um nome integrante da diretoria atual, Vinicius Nascimento, um nome da diretoria anterior, Nina Galanternick, e um nome dentre os associados, Joana Collier. O trio terá a responsabilidade de conceder esse prêmio às montagens que melhor expressem sua potência inventiva.
O festival tem por regra oferecer 2 prêmios, respectivamente, ao melhor longa-metragem e melhor curta ou média-metragem, e além desses há 3 prêmios que podem ser concedidos pelo juri de acordo com sua avaliação. Agora, o prêmio edt. garante à montagem uma premiação permanente.
O prêmio edt.- Ricardo Miranda, além de ser uma homenagem ao querido Ricardo Miranda, mestre da montagem de invenção, que nos deixou este ano, é também uma iniciativa de promover o reconhecimento do trabalho de nossos pares e divulgar nosso ofício.
“Considero o montador um autor – reflito e vejo o cinema do Brasil, atualmente, como um cinema pequeno, com um grande desamor para com os inventores. Donos de uma força monumental, de um vontade de jogar para as plateias filmes de significação, aposta, sentido, emoção, beleza, audácia, coragem e generosidade.” Ricardo Miranda
Confiram abaixo a lista dos concorrentes!
Longas-metragens em competição
A misteriosa morte de Pérola
62 min. digital. 2014. CE.
Direção: Guto Parente
Montagem: Guto Parente
23/11 – 19h
A vizinhança do tigre
95 min. digital. 2014. MG.
Direção: Affonso Uchoa
Montagem: Luiz Pretti, Affonso Uchoa e João Dumans
20/11 – 21h30
Batguano
75 min. digital. 2014. PB.
Direção: Tavinho Teixeira
Montagem: Arthur Lins
21/11 – 19h15
Brasil S/A
70 min. digital. 2014. PE.
Direção: Marcelo Pedroso
Montagem: Daniel Bandeira
25/11 – 21h30
Com os punhos cerrados
74 min. digital. 2014. CE.
Direção: Luiz Pretti, Pedro Diogenes e Ricardo Pretti
Montagem: Clarissa Campolina
21/11 – 21h30
Dromedário no asfalto
84 min. digital. 2014. RS.
Direção: Gilson Vargas
Montagem: Vicente Moreno
25/11 – 19h15
Ela volta na quinta
118 min. digital. 2014. MG.
Direção: André Novais Oliveira
Montagem: Gabriel Martins
24/11 – 21h30
Flutuantes
75 min. digital. 2013. RJ.
Direção: Rodrigo Savastano
Montagem: Júlia Bernstein e Rodrigo Savastano
20/11 – 19h15
Noite
80 min. digital. 2014. RJ.
Direção: Paula Gaitán
Montagem: Paula Gaitán
24/11 – 19h15
Sinfonia da necrópole
85 min. digital. 2014. SP.
Direção: Juliana Rojas
Montagem: Manoela Ziggiatti
19/11 – 21h30
Urihi Haromatipë – Curadores da Terra-floresta
60 min. digital. 2014. RO.
Direção: Morzaniel ƚramari Yanomami
Montagem: Pedro Portella, Julia Bernstein e Morzaniel
ƚramari Yanomami
22/11 – 19h
Ventos de agosto
77 min. digital. 2014. PE.
Direção: Gabriel Mascaro
Montagem: Ricardo Pretti e Eduardo Serrano
23/11 – 21h
Curtas e médias-metragens em competição
A máquina do tempo
5 min. digital. 2013. Brasil/Alemanha.
Direção: Gustavo Jahn e Melissa Dullius
Montagem: Gustavo Jahn e Melissa Dullius
25/11 – 19h15
Aquele cara
19 min. digital. 2013. CE/MG
Direção: Dellani Lima
Montagem: Dellani Lima, Ana Moravi
20/11 – 19h15
Arquipélago
28 min. DCP. 2014. Brasil/Chile
Direção: Gustavo Beck
Montagem: Ernesto Gougain
23/11 – 21h30
Karioka
20 min. digital. 2014. MT.
Direção: Takumã Kuikuro
Montagem: Takumã Kuikuro
25/11 – 21h30
Nada é
32 min. digital. 2014. CE.
Direção: Yuri Firmeza
Montagem: Frederico Benevides
23/11 – 19h
Nova Dubái
56 min. digital. 2014. SP.
Direção: Gustavo Vinagre
Montagem: Rodrigo Carneiro
22/11 – 23h30
Retrato n. 1 Povo acordado e suas 1.000 bandeiras
5 min. digital. 2013. MG.
Direção: Edu Ioschpe
Montagem: Edu Ioschpe
21/11 – 21h30
Rua de mão única
10 min. digital. 2013. MG.
Direção: Cinthia Marcelle e Tiago Mata Machado
Montagem: Tiago Mata Machado
24/11 – 19h15
Si no se puede bailar, esta no es mi revolución
16 min. digital. 2014. Brasil/Cuba.
Direção: Lillah Halla
Montagem: Angela Waimai
19/11 – 21h30
Vailamideus
8 min. digital. 2014. CE.
Direção: Ticiana Augusto Lima
Montagem: Ticiana Augusto Lima
22/11 – 23h30
Vertières I, II, III
10 min. digital. 2014. RJ.
Direção: Louise Botkay
Montagem: Louise Botkay
22/11 – 19h
Vistas e visões
14 min. digital. 2014. SP
Direção: André Francioli da Conceição
Montagem: André Francioli da Conceição
21/11 – 19h15
edt. marca presença na Semana dos Realizadores
17.NOV.14 | A Semana dos Realizadores chega à sua sexta edição no Rio, se firmando como uma das principais vitrines da atual produção brasileira de invenção em curtas, medias e longas metragens.
O evento abre para o público nesta quinta, dia 20, no Espaço Itaú de Cinema e apresenta, em meio à sua programação, alguns filmes montados por associados da edt.
Em competição, “Flutuantes”, longa dirigido por Rodrigo Savastano e montado pelo diretor e por Julia Bernstein (ambos associados), será exibido no dia 20 às 19h15. O filme é um ensaio documental sobre a liberdade em seus aspectos mais afirmativos: criação, autonomia, sonho, prática, moradia, política e pensamento.
Julia Berstein também montou, com Pedro Portella e Morzaniel ƚramari Yanomami, o longa “Urihi Haromatipë – Curadores da Terra-Floresta”, de Morzaniel ƚramari Yanomami. O filme passa em sessão competitiva dia 22 às 19h.
“Claun (Parte 1: Os dias aventurosos de Ayana)”, é o primeiro episódio de um projeto transmídia do diretor Felipe Bragança. A série foi montada pela associada Marina Meliande, e narra uma semana na vida de uma menina tragada pelo mundo das gangues de mascarados do carnaval carioca. Sessão especial dia 26 às 17h.
O associado Vinícius Nascimento é o montador de “É Tudo Mentira”, um filme do coletivo mídia ativista ¡No pasarán!, que tem com foco central a guerra midiática em torno dos protestos no Brasil em 2013. Sessão dia 25 às 17h.
A mostra especial Mestres presta homenagem ao diretor Luiz Rozemberg Filho. Seu mais recente longa-metragem, “Dois Casamentos”, montado pela associada Joana Collier, terá sua pré-estreia no dia 26 às 19h. O filme gira em torno de duas personagens femininas, que conversam sobre a vida, o afeto e o casamento.
A edt. ainda estará presente em outras atividades da semana, que divulgaremos em breve. Confira a programação em http://www.semanadosrealizadores.com.br/site/programacao/grade/
Indicados ao Emmy têm montagem de associados edt.
20.OUT.14 | Duas produções indicadas ao grande prêmio da televisão mundial, o International Emmy Awards, têm montagem de associados da edt.A série “O Infiltrado“, produção nacional do History Channel, dirigida por Gideon Boulting e Humberto Giancrstofaro, concorre na categoria de Programa Sem Roteiro Pré-definido. Uma grande equipe de editores editianos fizeram parte desta produção: Célia Freitas, Fernanda Tornaghi, Lupércio Bogea, Marcia Medeiros e Tainá Moraes, além dos editores assistentes Antonio Porto Equi, Carolina Rodrigues e Guilherme Begué.“De Volta”, do Canal Futura, concorre na categoria Documentário. Dirigido por Rafael Figueiredo, foi montado pelo associado Diego González e por João Felipe Freitas.Confiram a lista completa dos indicados ao prêmio, que será entregue no dia 24 de novembro em Nova York.Parabéns a todos e muito boa sorte!
Gramado premia montagem de Tina Saphira
18.AGO.14 | A edt. se orgulha de ver seus associados recebendo prêmios em festivais. Desta vez o parabéns vai para Tina Saphira e Mair Tavares, nosso sócio-benemérito que figuraram na premiação do Festival de Cinema de Gramado. Tina ganhou o prêmio de melhor montagem pelo filme “Infância”, de Domingos de Oliveira e Mair Tavares montou dois filmes premiados no festival: “Estrada 47” ganhou prêmio de melhor filme e “Os segredos dos diamantes” recebeu do Juri popular o prêmio de melhor filme.
Tina Saphira nos contou como foi o processo de montagem do longa “Infância”:
Infância, o filme, partiu de um dos antigos textos para teatro do Domingos Oliveira, “Do Fundo do Lago escuro”, baseado em passagens que marcaram a sua infância, É uma comédia-dramática, autobiográfica, que revela em um dia o processo de uma família burguesa carioca dos anos 50, chefiada pela matriarca Dona Mocinha. Já teve duas montagens para teatro, uma nos anos 80, com Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, e mais recente com o próprio Domingos fazendo o papel de Dona Mocinha, sua avó. Ano passado então ele conseguiu transformar a peça em filme, e convidou Fernanda Montenegro para fazer agora a Dona Mocinha.
Domingos é um artista compulsivo e nada formal, filma com poucos recursos e muita paixão, faz muitas coisas ao mesmo tempo, gosta de mostrar o filme para as pessoas que o cercam, e com esse texto do qual ele já era tão íntimo não ia ser diferente. Montamos rápido, na verdade em 04 semanas. Não sei se por ser um texto que veio do teatro, mas o que mais mudou no processo de montagem foi justamente o início e o final do filme, as poucas cenas que não se passam no único dia que narra a maior parte da história, que é a estrutura da peça; tudo se passa em um único dia, e em um único espaço, o casarão da família. Rápido mas intenso, porque o Domingos já sabia muito do filme e não estava querendo esperar aquele trabalho calmo, laborioso de ilha de edição, mas gosta de montar e está sempre pensando no filme. Dois obsessivos juntos, pense! Então depois dessa fase, levei mais um tempo sozinha para buscar mais ritmo, fazer umas propostas e refinamento nos cortes até batermos martelo de um corte dito final. À esta altura o Domingos já estava preocupado com outra peça, sua biografia, alguma festa, outro filme, e totalmente focado no filme também, e claro que ainda mexemos mais um pouco um mês depois. Eu acho que todo filme merece dormir um pouco, se possível, antes de finalizar. Mas acabamos mexendo mais um pouquinho, mesmo com o filme já quase todo finalizado.
Governo revoga recolhimento de 20% de INSS para contratantes do MEI
12.AGO.2014 | Através do art. 12 da LC 147/2014 o governo revogou retroativamente a obrigatoriedade ao pagamento de 20% de INSS para os contratantes de MEI. Segundo informa a Receita Federal em seu site.
“MEI – Contratação por empresas
Para a empresa que contrata MEI para prestar serviços diferentes de hidráulica, eletricidade, pintura, alvenaria, carpintaria e de manutenção ou reparo de veículos, extinguiu-se a obrigação de registro na GFIP e recolhimento da cota patronal de 20% (o art. 12 da LC 147/2014 revogou retroativamente essa obrigatoriedade).
Todavia, quando houver os elementos da relação de emprego, o MEI deverá ser considerado empregado para todos os efeitos.”
Isso vem acalmar os profissionais de diversas áreas, optantes pelo MEI, que passaram a partir de abril deste ano a representar para os contratantes uma carga tributária de 20%. Muitos associados procuraram a edt. em busca de orientação. Para ajudar a compreender a situação entramos em contato com Paulo Sérgio Furtado, contador de dezenas de produtoras no Rio de Janeiro e o advogado da associação, Bruno Cariello, que nos ajudaram a prestar os seguintes esclarecimentos aos associados.
O MEI (Micro Empreendedor Individual) foi criado a partir de 01 de Julho de 2009, introduzido pela Lei Complementar 128/08 e inserido na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06). Seu objetivo era de formalizar pequenos empreendedores ou profissionais de cujas atividades eram requeridas notas ficais como fotógrafos, músicos, pequenas fábricas, engraxate, editores, etc. Uma das prerrogativas para se tornar um MEI seria ter um faturamento mensal que não ultrapassasse R$ 5.000,00. O maior atrativo do MEI era sua baixa tributação: o optante por ele teria um imposto fixo mensal de apenas R$ 42,00. Outra vantagem era a não obrigatoriedade da empresa ter um contador, por ser uma empresa sem CNPJ. Muitos assistentes de edição e editores encontraram aí uma saída para a informalidade.
Em 2011, a Receita Federal na Resolução 94 / 2011, art. 99 estabeleceu que a tomadora dos serviços (empresa contratante) deveria recolher a contribuição previdenciária (INSS) de 20%, exclusivamente de atividades como: eletricidade, hidráulica, carpintaria, alvenaria, etc. Atenção: quem paga esses 20% são aqueles que contratam, os patrões. E não o contratado. Para nós editores, isso não teve consequências, pois estávamos fora dessa lista.
No entanto, em abril de 2014, a Receita Federal através de nova Resolução, a 113/2014, art. 104-A, aumentou o alcance dessa contribuição para todos os serviços prestados através do MEI, retroagindo a 2012. Isso significa que antes os contratantes de profissionais de edição audiovisual não pagavam nada além do cachê; a partir de maio, com a cobrança já em vigor, eles foram obrigados a recolher 20% para o INSS. Ou seja, todos os optantes pelo MEI, quando contratados, passaram a pesar na folha de pagamento dos contratantes mais 20%. E pior, as empresas que contratam MEI ficaram sob ameaça de serem cobradas pela Receita Federal o pagamento retroativo de todas as contratações de MEI desde 2012.
A reação foi imediata por parte de contribuintes diversos, que obviamente se recusaram a mais essa obrigação, onde se levantou um movimento representado por alguns Senadores e a Deputada Jandira Feghali. Assim no dia 03 de junho entraram com uma emenda da redação do Projeto de Lei complementar nº 221/12, determinando o retorno à redação original, que ainda está aguardando julgamento.
Até semana passada a situação era de dúvida. Paulo Sérgio havia aconselhado seus clientes (produtoras) a segurar as contratações feitas por MEI até sair o resultado da emenda proposta no congresso, mas que até lá, se fosse necessário contratar MEI que fosse feito o recolhimento de 20%. Associados da edt. relataram que alguns contratantes estavam cobrando do MEI participação no pagamento dessa taxa tributária. Paulo Sergio nos esclareceu que isso é ilegal, uma vez que é uma tributação patronal e porque o optante pelo MEI já tem a sua tributação estabelecida, logo ele estaria sendo tributado duas vezes.
Agora, com a notícia de que o governo revogou a tributação para as atividades diferentes de hidráulica, eletricidade, pintura, alvenaria, carpintaria e de manutenção ou reparo de veículos, a situação volta a ser como sempre foi para os profissionais de edição optantes pelo MEI.
A manutenção da resolução normativa da Receita Federal representaria uma ameaça para o MEI, pois dificilmente as produtoras continuariam contratando-os com esse alto custo complementar. Hoje, o editor com MEI pode ir para ilha de edição mais tranquilo.
Firmada nova parceria com a Cavídeo
17.JUL.2014 | A locadora Cavídeo é a nova parceira de benefícios da edt. Ao alugar um filme, os associados podem, mediante apresentação da carteirinha, levar um segundo de graça. O acervo da locadora, especializada em filmes de arte, encontra-se disponível online.
Até agora, a edt. já conquistou importantes parcerias, como a da Livraria Blooks (desconto na compra de livros, dvds e cds), IDS Tecnologia/2Olhares e ProClass (descontos em cursos), Made for you (desconto em produtos Apple) e Sesan Assessoria Contábil (descontos em serviços).
Lembrando que, para aproveitar as vantagens dos benefícios da edt., o associado deverá estar em dia com a trimestralidade e apresentar a carteirinha de sócio. A lista detalhada dos parceiros pode ser conferida aqui.
Associados edt. agora têm desconto na livraria Blooks
18.JUN.14 | A Comissão de Benefícios da edt. adquire um novo parceiro: a livraria Blooks (no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo). Os associados edt. têm 10% de desconto em qualquer livro, CD ou DVD, basta apresentar sua carteirinha de sócio e estar em dia com o pagamento das trimestralidades.
Confira aqui todos os benefícios disponíveis aos associados.
MAM oferece seminário sobre Montagem.
Com montagem de Pedro Bronz, “A Farra do Circo” chega aos cinemas
26.MAI.14 | Apresentando imagens inéditas registradas na época em VHS pelo jovem cineasta Roberto Berliner e fotos de arquivos pessoais, A Farra do Circo é uma viagem de volta a uma época de efervescência da cena cultural do Rio de Janeiro, que teve repercussão no Brasil todo. O filme tem produção da TvZERO. Nosso associado Pedro Bronz, que assina a co-direção com Roberto Berliner e também a montagem do documentário, nos contou sobre o processo de edição do filme:
“As imagens que o Roberto Berliner produziu no início do Circo Voador eram maravilhosas, e me deu um prazer muito grande sentar e ficar olhando esse material, do jeito que estava, longo, sujo, tosco, cheio de insights, highlights e tudo mais. Era muito divertido dar play e assistir. Então a idéia foi essa, fazer com que o espectador sentisse o mesmo prazer que nós sentimos ao ver e rever (no caso do Roberto) o material. E para isso era preciso não editar. Ou pelo menos dar esse espírito à montagem, a não-montagem, uma sensação de material bruto. Um dos princípios que nortearam a edição foi então: não estragar. A gente queria também que as pessoas tivessem uma experiência sensorial de um show do Circo Voador daquela época (1982/3), com seus tempos mortos, os erros, os acertos, os improvisos, os hits. E nesse sentido os nortes se encontravam, pois para sentir tudo isso era preciso que o material falasse por si só, e não nós gerarmos um pensamento a partir do material. Planos longos, dar tempo de ver o cara com um cigarrinho lá atrás, deixar o couro comer. Chegamos a fazer entrevistas nos dias atuais, mas esse material gritou muito “Me tirem daqui pelo amor de Deus!”. Nós ouvimos e guardamos ele para quem sabe outra ocasião…”
O longa entra em cartaz no Rio e em São Paulo nesta sexta, 29 de maio.
Site official http://www.tvzero.com/afarradocirco
Ricardo Miranda será homenageado na Mostra de Cinema de Ouro Preto
16.MAI.14 | A 9ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto irá homenagear o montador Ricardo Miranda, falecido em março deste ano.
A Mostra irá de 28 de maio a 02 de junho, na cidade histórica mineira.
Foto: Beni Jr/Universo Produção
Os incríveis vídeo-ensaios de Kogonada
Numa variação de sua linha principal de ensaios, no próximo e maravilhoso vídeo que apresentamos acima, o objetivo de Kogonada é decifrar o timing e o estilo da edição neo-realista de Vittorio de Sica. Sempre muito minucioso, ele cria uma comparação de projeções lado-a-lado de um dos filmes de De Sica,Terminal Station ou Indiscretion of an American Housewife produzido por David O. Selznick com estrelas de Hollywood. Na esquerda, o corte de De Sica, na direita o corte do produtor Selznick, que foi exibido nos EUA. Naturalmente, a edição de De Sica é mais lenta, repleta de tempos “mortos”, remetendo ao conceito da imagem-tempo do filósofo Gilles Deleuze, com valorização de figurantes, do ambiente em volta da cena, a cidade como personagem, e esticando o tempo dramático da interpretação dos atores.
Para ajudar a entender sua experiência com o filme Terminal Station, Kogonada cita Jean-Luc Godard: “O único grande problema do cinema parece ser cada vez mais, a cada filme, quando e por que iniciar um plano e quando e por que cortar ele.”
Este último vídeo foi legendado para o espanhol pelos hermanos da associação de editores da Argentina, a EDA
Homenagem a Ricardo Miranda
28.MAR.14 | Estamos consternados com a morte de Ricardo Miranda, nosso querido sócio-benemérito. Ricardo foi um montador-autor que trabalhou com grande diretores como Glauber Rocha e Paulo Cesar Saraceni, e ainda criou sua própria filmografia com filmes de caráter inventivo. Seu último longa-metragem, Paixão e Virtude, lançado na Mostra de Tiradentes comprova que sua potência criativa estava mais viva do que nunca. Ricardo foi também professor de toda uma geração recente de editores formados pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro.
Prestamos aqui nossa homenagem a essa pessoa tão querida e generosa. Expressamos nossa mais profunda tristeza e solidariedade à família e entes mais próximos.
Neste link, encontra-se o vídeo na íntegra do encontro ocorrido no 1º Cineclube edt., em 22 de agosto de 2013. Nele, Ricardo Miranda e Martha Luz relembram como foi o processo de montagem de “Idade da Terra”. Naquela noite, o filme foi exibido, com a ordem dos rolos escolhida por sorteio, conforme vontade expressa de Glauber Rocha, à época de seu lançamento. Sem dúvida, foi uma noite histórica para a edt.
Obrigado mestre, por tudo!
Ricardo com Eduardo Escorel e Joana Collier, sua parceira na montagem de diversos filmes
Ricardo assina o livro de presença
Fundação da edt. em 11/03/2012
E o Oscar vai para….
04.mar.2014 | O Oscar de melhor montagem de 2014 foi para os montadores do filme “Gravidade”, Mark Sanger e Alfonso Cuarón (também diretor do filme). Veja aqui entrevista e vídeo com Mark Sanger sobre o processo de montagem do filme.
Uma Homenagem a Eduardo Coutinho
Descontos em cursos de Da Vinci Resolve
Caros associados,
A 2olhares oferece cursos de Da Vinci Resolve, em fevereiro, com desconto para associados da edt.
Curso de “iOS Development Training” – do dia 3 ao dia 7 de fevereiro
Página do curso: http://www.ids.com.br/treinamento/cursos-ids/ios-development-training-program/
Curso de “Técnico em Hardware Apple – (ACMT) Apple Authorized Macintosh Technician” – do dia 10 ao dia 15 de fevereiro
Página do curso: http://www.ids.com.br/treinamento/cursos-ids/tecnico-em-hardware-apple-acmt-apple-authorized-macintosh-technician/
Curso DaVinci Resolve 101 (Básico) – dias 24 e 25 de fevereiro
Página do curso: http://www.elieserjairo.com.br/davinci-resolve-101-basico/
Curso DaVinci Resolve 300 (Avançado) – dias 26 e 27 de fevereiro
Página do curso: http://www.elieserjairo.com.br/davinci-resolve-300-avancado/
Curso Looks Populares – dia 28 de fevereiro
Página do curso: http://www.elieserjairo.com.br/looks-populares/
A inscrição deve ser através de e-mail para o endereço treinamentos@2olhares.com, contendo os seguintes dados:
Data do Curso
Nome completo do cliente
CPF
CEP
Telefone
Endereço
Categoria edt. (estudantes, aspirantes, Efetivos, Beneméritos e Remidos)
Atenciosamente,
edt. – Associação de Profissionais de Edição Audiovisual