Histórico de Eventos

Nova diretoria edt. 2019!

A Assembléia Geral da edt.rio – Associação de Profissionais de Edição Audiovisual, se realizou às 15 horas do dia 30 de março de 2019, no STIC que se localiza à Rua do Teatro, 7, no Largo do São Francisco, Centro, em Rio de Janeiro.

O Presidente da edt., Pedro Bronz, começou a reunião agradecendo a presença de todos e ressaltando a importância da participação neste momento que o audiovisual brasileiro atravessa, estreitando também as relações com outras entidades, como o STIC (Sindicato Interestadual da Indústria Cinematográfica e do Audiovisual) onde foi realizada a reunião. O encontro foi aberto também para não associados a fim de ampliar a divulgação da forma de trabalho da edt.. Porém, apenas os associados tiveram poder de voto. A nova diretoria para o ano de 2019 foi apresentada lembrando sobre a necessidade do revezamento anual que conta com o apoio de todos interessados na edt., e assim, convidando o restante do corpo de associados a se envolver durante a gestão. Pedro Bronz segue reeleito na diretoria, Marcia Medeiros e Arthur Frazão se alternam na vice-diretoria, Isabel Vidor assume o cargo como Primeira Tesoureira, Giovanna Patané Giovanini como Segunda Tesoureira, Liana Riente toma posse como Primeira Secretária, Thaís Inácio como Segunda Secretária, e finalmente, Tainá Moraes e André Indio tornam-se Conselheiros da equipe.

Realizando um balanço do ano 2018 na associação reforçou-se os agradecimentos aos associados Rodolfo VazMari Becker, Natália Mizher e Itauana Coquet por terem participado da diretoria em 2018, dedicando seu tempo para o coletivo. O trabalho realizado pela Tainá Moraes na equipe de comunicação foi destacado pela constância nas postagens das redes sociais, além da estratégia intimista, informativa e bem humorada.

Sobre os benefícios oferecidos pela associação, Márcia Medeiros ressaltou a importância de valorizar o espírito coletivo para que a edt. não se torne apenas um clube de vantagens. E que é preciso reforçar a missão da organização e a troca que é necessária com cada associado, abrindo as portas para a contribuição com ideias, dentre outros. Foram levantadas possibilidades de realizar encontros curtos ao longo do ano com demandas do dia a dia dos editores, reciclagem de formação, etc, para além do encontro anual, como ocorreu com o curso ministrado pelo João Velho em 2018. Está em andamento a realização de um primeiro encontro, com a possibilidade de girar em torno de apresentações curtas sobre processos de montagens.

Foi informado que o site atualmente está em um processo de transição. As providências para o conserto já foram tomadas e, por isso, as inscrições que são feitas pelo site deverão ser encaminhadas, temporariamente, para o e-mail da edt.. Essa informação também será publicada de forma isolada, até a normalização do site.

Sobre o Encontro edt. de 2019 foi decidido por votação tentar viabilizar a próxima edição em São Paulo com uma organização coletiva com a AMC – Associação dos Montadores de Cinema, de São Paulo. Desse modo, à princípio, o encontro seria anual, mas alternaria sua realização em cada cidade. O objetivo dessa iniciativa é fortalecer a troca em âmbito nacional das discussões pertinentes ao campo da montagem que vêm sendo levantada pela edt. e AMC. Para elaborar melhorar essa possibilidade foi eleita uma comissão formada por Fernanda Bastos, Nina Galanternick e Thaís Inácio. Nesse ponto, foi ressaltado todo o esforço da equipe responsável pelo evento do ano de 2018, embora a conclusão seja de que, devido a inúmeras situações políticas e de realização, a participação tenha sido mais esvaziada. Ainda sobre o evento passado, foram retomadas as edições das palestras para disponibilização no canal do Youtube. Além disso, decidiu-se fortalecer o apoio com a Proclass Treinamentos e convidar mais parceiros.

As premiações que a edt. ofereceu no ano passado dentro dos eventos É Tudo Verdade / It’s All True e Semana de Cinema foram elogiadas e planejou-se para este ano a continuidade deste trabalho de reconhecimento dos profissionais da montagem. Abriu-se também a possibilidade de ampliar esses prêmios a outros festivais e a edt. convida os associados que tiverem interesse nessa função de fazer essa conexão com os festivais e exercer a curadoria, que entrem em contato (contato@edt.org.br). Foi observado também a necessidade de publicizar mais os prêmios entregues, portanto, pediu-se esse apoio em assessoria de imprensa e divulgação por parte dos associados.

Por último, tomados pela notícia sobre o acordo publicado neste mês de abril, em que o TCU (Tribunal de Contas das União) notifica a ANCINE – Agência Nacional do Cinema a fazer modificações profundas nas prestações de contas para poder seguir com a gestão do FSA e de linhas de fomento, foi proposto redigir uma carta junto à AMC, bem como, pensar ações estratégicas para se envolver na questão na intenção de entender a situação devido à ciência do impacto no setor audiovisual. Nesse sentido, ressaltou-se aos associados um espaço para sugestões nesta ação em torno da ANCINE.

A existência da edt. se justifica em torno de um trabalho contínuo e coletivo para os profissionais da edição que, em geral, encontram-se isolados em processos de trabalho cada mais individualizantes. Por isso, em um convite à participação, encerraram-se as atividades do dia.

Rio de Janeiro, 30 de março de 2019.

“Todo coletivo se constitui de indivíduos e do levante de uma quantidade de singularidades. O levante é sempre uma aventura coletiva, uma palavra que não existe individualizada.” (Em “O acontecimento Levante” – Antônio Negri)

Veja a programação do II Encontro de Montagem edt.

Estão preparados para II Encontro edt. de montagem? Por aqui a gente não aguenta de ansiedade para ouvir e conversar os maiores mestres do audiovisual nacional! Esse ano estamos homenageando Mair Tavares, que entre outros montou “A lira do delírio” de Walter Lima Jr., “Bye Bye Brasil” de Cacá Diegues, “Estorvo” de Ruy Guerra e “Tatuagem” de Hilton Lacerda!

Teremos exposição, palestras e como ninguém é de ferro, a Festa Bin do Amor!

A mesa de abertura “Montagem e suas interseções” acontecerá logo após a exibição de “Estorvo” montado por Mair Tavares. Na sexta também teremos o lançamento da edt. nacional com a presença dos novos associados de Porto Alegre. No sábado, nas mesas “Montagem e Construção Narrativa” e “Montagem e som”, profissionais de diversas áreas vão discutir montagem com editores renomados. No domingo é dia de discutir o papel dos assistente no processo de montagem na mesa “Assistência de Montagem: Experiências e Desafios”. E pra fechar esse encontro mágico a Master Class de Diana Vasconcelos!

Nos intervalos entre as mesas teremos atividade especiais. Todo editor tem aquela dorzinha na lombar ou na mão, de passar horas sentado em frente ao computador, não é?!?! Por isso o @Ateliê Corporal e @Gustavo Montani pensaram técnicas corporais especialmente para nós editores! Incrível, não?

E por que ninguém é de ferro a Festa Bin do Amor vai ser arrasadora com presença dos DJ Rafa Canholato, DJ Rod, DJ Rodrigo Cavalcanti e ClãBR. NAS PROJECÕES: VJattack, VJ Hill Yan, VJ Débora Linck, VJ Predo, VJ Copiadacopia

O evento é gratuito e teremos comidinhas deliciosas vendidas pelo Café do Alto e camisas incríveis pela Poeme-se!

Olha só essa programação maravilhosa:

II Encontro edt. de Montagem

II Encontro edt. de Montagem

   O I Encontro edt. de Montagem foi um sucesso e esse ano tem mais!
A edição de 2018 acontecerá entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro de 2018, na Cinemateca do MAM-RJ.
Para conseguirmos realizar novamente o encontro, contamos com o apoio de vocês através da nossa campanha de financiamento coletivo.

Este ano temos mais recompensas exclusivas para que você se anime ainda mais a participar! Tem supervisão de montagem com montadores premiados, supervisão de workflow para assistentes, treinamentos profissionais oferecidos pela Proclass, além de mochilas, botons, cadernos e post-its!
Corre que as recompensas estão voando!

QUERO APOIAR!

Acesse aqui as fotos e vídeos do I Encontro edt. de Montagem

Prêmio edt de montagem no Festival É tudo verdade

Pela primeira vez teremos o Prêmio edt. de montagem no festival É tudo verdade.

Produzido pelo nosso presidente Pedro Bronz, que também é artista plástico, o prêmio será entregue para melhor montagem de curta e longa ou média-metragens

No júri temos três montadoras edt: Julia Bernstein, Fernanda Bastos e Mari Becker. O prêmio será entregue no dia 21 de Abril em São Paulo, junto com a premiação oficial.

Confira os candidatos:

Melhor montagem de curta:

 

A Casa de Catharina

Arara: Um Filme Sobre um Filme Sobrevivente

Catadora de Gente

Inconfissões

Nome de Batismo – Alice

Mini Miss

Sem Título # 4 : Apesar dos Pesares, na Chuva há de Cantares

Sobre Imagem e Semelhança

Tetê

 

Melhor montagem de longa ou média-metragens:

 

Auto de Resistência

Che, memórias de um ano secreto

Elegia de um crime

Espera

Ex-Pajé

Missão 115

Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos

Eleita nova diretoria edt. 2018

Diretoria 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia 17 de março de 2018 foi eleita por aclamação a nova diretoria da edt. Presidida por Pedro Bronz a nova diretoria tem muitos desafios em 2018, sendo a principal delas organizar o 2º encontro de montagem.

Boas vindas a nova diretoria!

Presidente – Pedro Bronz
Vice-presidente – Rodolfo Vaz
1ª tesoureira – Mari Becker
2ª tesoureira – Bel Vidor
1ª secretária – Tainá Moraes
2ª secretária – Natália Mizer
Conselheiros – Itauana Coquet, Liana Riente e André Indio
Vida longa a edt!

Workshop Manual do Free-lancer

07.08.17| Sábado ocorreu o primeiro de uma série de encontros organizados pela edt. chamado Manual do Freelancer para abordar temas como contratos, previdência, relações trabalhistas, aposentadoria e fundos de investimento.

Augusto Medeiros e Rebecca Barros – mestres em economia pela FGV – ofereceram sua expertise para explicar assuntos que muitas vezes temos dificuldade em lidar, mas que são importantes para o gerenciamento da carreira como free-lancer.

 FUNDOS – “Poupem.” Essa foi a principal recomendação para uma geração de transição que, como pessoas jurídicas, passa a ter responsabilidades que a CLT atribuía aos empregadores. Somos nosso próprio setor administrativo, jurídico e financeiro. “São necessários 2 fundos: um para emergência, outro de longo prazo”. Em ambos os casos, Rebecca e Augusto sugerem que se destine todo mês uma certa quantia, “disciplinadamente, como se fosse o pagamento de uma conta”. Mesmo que o valor não seja alto, a regularidade vai trazer um enorme benefício. A reserva para emergência pode ser planejada, por exemplo, para que daqui a um ano estejamos protegidos para um mês sem trabalho, ou em 5 anos estejamos protegidos para 6 meses. Com isso, diminui a urgência de pegar qualquer trabalho em qualquer condição, só para não ficar no vermelho. Assim, aumenta nosso poder de barganha e, se a maioria de nós conseguir adotar esse procedimento, nos protege contra a desvalorização da nossa profissão no mercado de trabalho. Fortalece a todos e a cada um. Para o fundo de longo prazo, Augusto apresentou uma série de cálculos levando em conta a idade de início e término da contribuição, valor mensal investido e rendimento anual da aplicação. Como resultado, a quantidade de anos que o fundo proveria uma quantia mensal pré-estabelecida, que pode ser ligeiramente inferior à receita atual, uma vez que alguns gastos com impostos e descontos deixam de existir. A calculadora usada na palestra em breve estará disponível para os associados da edt. Os exemplos deixaram claro a diferença abissal que fazem a idade de início e os juros anuais. Ou seja, comece o quanto antes (“se não começou aos vinte, já está atrasado”, ressaltou Augusto) e escolha criteriosamente a aplicação dos recursos. O próximo encontro deve reunir especialistas para discutir exatamente as opções de investimento.

CONTRATO – Augusto é diretor financeiro da produtora Panorâmica, então pode oferecer a perspectiva das cláusulas contratuais pelo “outro lado do balcão”. Explicou que devemos pensar as relações de trabalho de forma clara e direta, colocar no contrato tudo o que nos é importante. Não é malvisto tentar defender seus interesses – valores, multa por atraso –, mas a postura durante as negociações faz toda a diferença. Augusto: “o combinado não sai caro”. Deixar o combinado claro antes de botar no papel, de preferência com o acordo já estabelecido por email, para só ter que tirar o contrato da gaveta em último caso. Medida extrema. Augusto ressaltou também que se o contrante desde o início não aceitar colocar em contrato as modificações sugeridas é melhor não entrar no projeto. É preciso lembrar que uma vez aceito o trabalho temos exercer nossa missão da melhor forma. CUSTO CLT X PJ – Necessidade de se adaptar à nova mentalidade e pensar fora do modelo CLT. Frisaram que faturamento não é salário. Exemplos: Para um pagamento de R$10.000, o imposto do CLT é de R$2321,76, contra R$703,07 do PJ. Este, no entanto, tem ainda o gasto com um contador, digamos, de R$500. Sobre o valor bruto de R$10.000, portanto, o CLT recebe R$7678,24 (mais benefícios) e o PJ recebe R$8796,93. A calculadora de receita bruta x líquida usada na palestra em breve estará disponível para os associados da edt. É importante ter em mente, principalmente para quem presta serviços regularmente ou exclusivamente para uma empresa, que, com os encargos do regime CLT, o mesmo pagamento de R$10.000 custa para o empregador R$16.500. Parte dessa diferença se refere a impostos para o governo, outra parte se refere a benefícios que o contratado PJ deixa de receber. Portanto, faz sentido que se busque o acordo em um valor intermediário. Estar bem informado é a nossa melhor defesa.

NEGOCIAÇÕES COLETIVAS – Os consultores recomendam ainda negociar coletivamente alguns tópicos – como assistência jurídica, assistência de saúde, previdência privada, assessoria financeira e assessoria contábil – e gerar material de consulta passo a passo para esses temas. Para isso, precisamos intensificar o diálogo e a participação entre os associados, com grandes benefícios para todos.

NOTA DE AGRADECIMENTO – A edt., em nome de seus associados, agradece a Rebecca Barros e Augusto Medeiros, que gentilmente nos dedicaram gratuitamente seu tempo, conhecimento e atenção para oferecer essa palestra.

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Eleita a diretoria edt. 2017

27.MAR.17 | No sábado dia 25 de março a edt. elegeu sua nova diretoria. Novamente sob a presidência de Natara Ney, a nova chapa tem muitos desafios pela frente. A principal meta é reduzir os custos e em consequência o valor das mensalidades. Além de estabelecer maior presença na vida cotidiana do associado e promover eventos e encontros informais para unir e fortalecer cada vez mais os profissionais  de edição.

Antes da eleição, a tesoureira Mari Becker comunicou ter revisto as contas da edt. e conseguiu diminuir os custos fixos em 50%, o que resultará na redução do valor da mensalidades para os associados. Parabéns e obrigada, Mari Becker!

A nova chapa, que será responsável pela edt. até março de 2018, terá o desafio de produzir o I Encontro edt. de Montagem, um encontro para debater as maravilhas e desafios da montagem.

Membros da diretoria edt. 2017:

PRESIDENTA – Natara Ney

VICE-PRESIDENTE – Fernando Vidor

1ª TESOUREIRA – Mari Becker

2ª TESOUREIRO – Rodolfo Vaz

1ª SECRETARIA – Maria Altberg

2ª SECRETARIA – Tainá Moraes

CONSELHO FISCAL – André Índio, Itauana Coquet, Nat Mizher

SÓCIOS-BENEMÉRITOS:

Eduardo Escorel

João Paulo de Carvalho (In Memoriam)

Mair Tavares

Ricardo Miranda (In Memoriam)

CONSELHO CONSULTIVO:

Cezar Migliorin

Diana Vasconcellos

Jordana Berg

Fernando Vidor

Rogério Frota

Lembrando que a edt. é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é garantir melhor qualidade de vida e trabalho aos profissionais de edição. Sua participação é fundamental para o bom funcionamento da associação.

Associe-se, contribua, participe, compartilhe!

Avante edt!

Estreia filme de Claudio Assis montado por Karen Harley

“Big Jato”, novo filme de Cláudio Assis, acaba de ser lançado nos cinemas. Baseado em livro de memórias de Xico Sá, o longa foi montado pela associada Karen Harley. Parceira nos dois longas anteriores do diretor (“Febre do Rato” e “O baixio das bestas”), Karen nos contou sobre o processo de montagem de “Big Jato”:

“Meu maior desafio era contar uma história com tão pouco material. O bruto não tinha nem nove horas. Foram três semanas de filmagem para um roteiro que inicialmente pedia cinco. Três semanas em 35mm, planos sequências, grua, trilho, frio e atores estreantes. Corta-se o roteiro, diminui os sonhos da personagem, tira os silêncios, resolve na montagem. Enquanto que no “Febre do Rato” Cláudio me deu 34 novas cenas além do roteiro (chamadas de epiderme), no “Big Jato” me deu cenas a menos. Mas me levou pro set na última semana de filmagem, onde eu assisti parte do bruto e pedia, pelamordedeus e do filme, para me dar mais planos do menino Xico. Me deu (obrigada Durst!). E depois voltou pro Vale do Catimbau para mais dois dias de filmagem com uma equipe de 4 pessoas e com uma lista de cenas, fundamentais, que fizemos pós primeiro corte. Meu maior presente foi trabalhar com Matheus em estado de graça interpretando dois irmãos e descobrir a verdadeira influência por trás do sucesso dos Beatles!”

O filme foi o grande vencedor do último Festival de Brasília do Cinema Brasileiro nas categorias melhor filme, melhor ator (Matheus Nachtergaele), melhor atriz (Marcélia Cartaxo), melhor roteiro (Anna Carolina Francisco e Hilton Lacerda) e melhor trilha Sonora (Dj Dolores).

Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=YHVD4o4pwpk

Confira o circuito de lançamento:

RIO DE JANEIRO

Espaço Itaú de Cinema Botafogo | 13h30, 15h30, 19h30 E 21h30

Estação NET Rio 2 | 13h50 17h50 19h40

Estação NET Gávea 1 | 15h50 E 19h30

Cine Santa | 15h20 E 21h

Cine Joia Rio Shopping | 12h15, 16h15, 20h30 E 22h20

Ponto Cine | 14h e 18h

SÃO PAULO

Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca | 14h00, 16h, 20h e 22h

Espaço Itaú de Cinema Augusta | 14h, 16h, 18h, 20h e 22h

Cinearte (Ex-Livraria Cultura) | 14h, 16h, 18h, 20h e 22h

Espaço Itaú de Cinema Pompeia | 14h40, 17h, 19h20, 21h40

BRASÍLIA

Espaço Itaú de Cinema | 13h30, 15h30, 19h40 e 21h40

BELO HORIZONTE

Espaço Itaú de Cinema Belas Artes | 16h10, 18h30 e 21h

Cine 104 | 17 jun: 17h; 18 a 22 jun: 17h e 19h

CURITIBA

Espaço Itaú de Cinema | 14h, 16h30, 19h e 21:20

PALMAS

Cine Cultura | 20h30

PORTO ALEGRE

Espaço Itaú de Cinema | 15h30, 17h30, 19h30 e 21h30

SALVADOR

Espaço Itaú de Cinema| 14h, 16h10, 18h20 e 20h30

SalaDeArte | 20h55

SÃO LUIS DO MARANHÃO

Cine Praia Grande | 17h e 20h30

VITÓRIA

Cine Metropolis | 16 a 19 jun: 18h30; 20 a 22 jun: 20h30 cartaz

Eleita nova diretoria da edt. 2016

Aconteceu no último sábado, 9 de abril, a assembleia geral anual da edt. O encontro foi marcado pela troca de diretoria da associação. Rogério Frota abriu os trabalhos fazendo um balanço das atividades da associação presidida por ele nos últimos dois anos. Por meio de votação dos associados presentes, foi aprovada a concessão do título de associado benemérito a Severino Dadá. Também elegeu-se a chapa única apresentada para assumir a diretoria pelo próximo ano. Em seguida, Joana Ventura apresentou a prestação de contas anual da edt.

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A nova diretoria, encabeçada por Natara Ney, assume com a proposta de amadurecer as conquistas já alcançadas pela edt., com foco nas questões trabalhistas e de formação.

Aos associados, é importante lembrar que a participação nas comissões é fundamental para fazer nossa associação se fortalecer e ser cada vez mais representativa e democrática.

 

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Nova diretoria edt.:

Presidente: Natara Ney

Vice-presidente: Jordana Berg

Tesoureiros: Mari Becker e Leonardo Gouvea

Secretárias: Clarice Mittelman e Maria Altberg

Conselheiros fiscais: Gustavo Montani, Julia Favoretto e Tainá Moraes

ASSEMBLEIA GERAL 2015

17.MAR.15 | A 4ª Assembleia geral da edt. foi repleta de novidades, a começar pelo local onde ocorreu, no Senac de Copacabana. A mudança marca o início de uma grande parceria que a associação está selando com a instituição de ensino profissional. Os termos dessa parceria ainda estão sendo definidos e serão oportunamente divulgados , mas o presidente da edt., Rogério Frota, adiantou que o SENAC passa a nos ceder sem nenhum custo suas dependências e recursos técnicos e de pessoal para a realização de nossos eventos. Assim, o Cineclube edt. passará a ser realizado naquele espaço.

Em seguida, Julia Bernstein, membro da Tesouraria, apresentou as contas da associação. Apesar da política de parcelamento proposto aos associados em dívida, há um déficit da receita que levou a uma série de medidas serem debatidas e decididas, mediante votação. Entre elas: haverá uma campanha pelo pagamento das trimestralidades, realizada por uma comissão especial; formas alternativas de cobrança serão estudadas; algumas despesas deverão ser renegociadas; e, por fim, haverá um aumento na contribuição dos associados de até 15%, a ser divulgado em breve.

A tesouraria informou também que mudou de empresa de contabilidade. A partir de agora a SESAN nos prestará esse serviço.

Após a aprovação das contas e do orçamento para 2015, o Censo 2013 foi apresentado por Celia Freitas, membro da Comissão Trabalhista, momento em que uma nova parceria foi anunciada: o Laboratório de Estatística da UFF irá ajudar na realização do formulário do Censo 2014 e depois seus alunos farão todo o processamento e cruzamento de dados e posterior análise, o que nos ajudará em muito a entender os dados que estamos recolhendo.

As atividades da associação realizadas em 2014 foram relembradas:

O departamento jurídico funcionou o ano todo, atendendo aos associados. O Cineclube edt teve sessões memoráveis, com debates sobre montagem com convidados como o nosso querido João Paulo de Carvalho, Sergio Mekler e Karen Harley, dentre outros nomes.

A comissão de comunicação manteve com assiduidade os associados informados a respeito das notícias do nosso meio, mediante o site da edt.

O Censo 2013 foi realizado e disponibilizado no site.

O ponto alto foi a realização do seminário “Com que Software eu vou?”, que reuniu cerca de 100 profissionais de edição e pós-produção, transmitido ao vivo por streaming. Tivemos apresentações dos principais softwares de edição do mercado e um debate excelente, em que pudemos trocar experiências enriquecedoras.

A edt também participou da Semana dos Realizadores, com o Prêmio edt – Ricardo Miranda para Montagem de Invenção, para curta e longa metragens e com um debate com os montadores dos filmes em competição.

E ainda houve eventos exclusivos para associados da edt, como a apresentação do novo Media Composer, em parceria com a AVID; e com a Adobe demonstrando suas ferramentas de áudio e vídeo.

Por fim, os planos de 2015 foram anunciados, englobando a parceria com o SENAC, o compromisso de manter atuantes a Comissão de Comunicação, as consultorias jurídicas, o Cineclube edt e a premiação na Semana dos Realizadores. A Comissão Trabalhista já iniciou os trabalhos e está elaborando, além do Censo 2014, uma cartilha sobre o trabalho do editor freelance e ainda um workshop em parceria com a Comissão de Formação. E a Comissão de Formação terá um grande papel a desempenhar na parceria com o SENAC, na formulação de workshops e até cursos profissionalizantes.

Por fim, a nova chapa da diretoria foi eleita por aclamação, com algumas alterações em relação à chapa anterior. A chapa eleita é composta por:

Presidente- Rogério Frota

Vice-presidente – Mariana Sussekind

1ª Tesoureira – Isabel Vidor

2ª Tesoureira – Célia Freitas

1ª Secretária – Fernanda Tornaghi

2º Secretário – Daniel Garcia

Conselho Fiscal – Joana Ventura, Vinicius Nascimento e Julia Bernstein

Teremos bastante trabalho neste ano de 2015, o que nos faz cada vez mais necessitar do emprenho dos associados, não só no pagamento das trimestralidades, mas na doação de pequena parte de tempo de cada um para a ajuda nos trabalhos das comissões. Em breve novos chamados para reuniões das comissões serão divulgados e é uma boa oportunidade para conhecer de perto o trabalho de cada uma e entender como se pode ajudar.

Uma coisa que ficou clara nessa assembleia foi o amadurecimento da associação do ponto de vista institucional, que se reflete nas novas parcerias estabelecidas bem como nos novos desafios que teremos que enfrentar.

Vida longa à edt!!!

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Debate e Premiação edt. na Semana dos Realizadores

05.DEZ.14 | A edt. inicia sua participação em festivais com muita satisfação e orgulho em representar o ofício dos montadores. A ideia de valorizar o processo de edição de um filme com um prêmio de montagem sempre esteve presente na associação e a parceria com a VI Semana dos Realizadores possibilitou colocar em prática esse projeto.

Vindo ao encontro do objetivo da edt. de incentivar a discussão sobre os processos narrativos, estéticos e técnicos da montagem o ambiente da Semana não poderia ser mais propício. Além da exibição de mais de 50 filmes entre longas, médias e curtas-metragens o festival propõe uma experiência de aproximação com as obras e seus realizadores. Nesse cenário, no dia 22 de novembro de 2014 a edt. promoveu o debate O Papel da Montagem na Invenção do Filme.

Troca de ideias e experiências sobre montagem

O debate foi mediado por Daniel Garcia e contou com a presença de editores e diretores da mostra competitiva de longas: Paula Gaitán (Noite/RJ), Ricardo Pretti (Ventos de Agosto/PE), Vicente Moreno (Dromedário no Asfalto/RS), Rodrigo Savastano e Julia Bernstein (Flutuantes/RJ), Guto Parente (A Misteriosa Morte de Pérola/CE), Clarissa Campolina (Com Os Punhos Cerrados/CE), Luiz Pretti e Affonso Uchoa (A Vizinhança do Tigre/MG).

A pluralidade de estilos e sotaques foi traduzida na conversa onde os editores falaram de suas experiências na ilha de edição e sobre a importância da montagem no processo criativo de um filme.

Temas como a relação entre diretor e montador, as potencialidades do material bruto, a importância de conceitos, teorias de cinema e referências também foram discutidos e a sala de montagem se afirmou como lugar privilegiado da invenção.

Em relação às perspectivas sobre novas fronteiras e espaços a serem explorados no universo audiovisual, a edição de som se mostrou um desafio a ser enfrentado. Para os presentes, o som nos filmes segue fortemente a tendência naturalista e outras formas devem ser pesquisadas a fim de enriquecer a narrativa. A experiência do “cinema estendido”, onde os filmes saem da sala de exibição formal para galerias de arte, projeções de vjs e instalações cada vez mais se apresenta como uma alternativa interativa e dinâmica no contato com o público.

Prêmio edt. Ricardo Miranda de Montagem de Invenção.

O universo inventivo do editor e diretor Ricardo Miranda, sócio fundador e benemérito da edt., falecido em março desse ano serviu de inspiração para o prêmio de montagem na Semana dos Realizadores. Formado por Joana Collier, Nina Galanternick e Vinicius Nascimento, o júri decidiu premiar montagens que identificassem um pensamento ligado a herança criativa de Ricardo.

A cerimônia de premiação aconteceu na noite do encerramento de festival, em 26 de novembro de 2014. E o Prêmio edt. Ricardo Miranda de Montagem de Invenção foi para:

Categoria Curta ou Média-Metragem – Frederico Benevides por Nada É.

Categoria Longa Metragem: Daniel Bandeira por Brasil S/A.

O prêmio foi entregue a Ivo Lopes, fotógrafo de Brasil S/A (representando o montador Daniel Bandeira) e a Frederico Benevides, que falou da honra em receber um prêmio que represente a dedicação, empenho e afeto do mestre Ricardo Miranda.

Frederico também contou que Nada É foi uma oportunidade para trabalhar com o diretor Yuri Firmeza, seu amigo de longa data. A troca de ideias rica e fluente permitiu que o filme se desenhasse na montagem e em 10 dias já havia um primeiro corte.

Os outros premiados da VI Semana dos Realizadores foram:

Prêmio ABD-RJ

Categoria Curta ou Média-Metragem: Vailamideus, de Ticiana Augusto Lima

Categoria Longa-Metragem: Brasil S/A, de Marcelo Pedroso

Prêmio Indie Lisboa

Ventos de Agosto, de Gabriel Mascaro

Premiação Júri Oficial da VI Semana dos Realizadores

Melhor Longa-Metragem: Ela Volta na Quinta, de André Novais Oliveira

Melhor Curta ou Média-Metragem: Vertières I, II, III, de Louise Botkay

Melhor Direção: Lillah Halla, por Si No Se Puede Bailar, Esta No Es Mi Revolución

Prêmio Nova Mirada: A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa

Prêmio Atitude Cinematográfica: Nova Dubái, de Gustavo Vinagre

Menção Honrosa: Karioka, de Takumã Kuikuro

 

Parabéns aos vencedores e que venham mais prêmios, debates e festivais!

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foto: Felipe Nahon

 

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fotos: Jayme Stern

Seminário sobre softwares da edt. reune mais de 100 profissionais

12.NOV.14 | O seminário “Com que Software eu vou?”, produzido pela edt., reuniu cerca de 100 profissionais de edição e pós-produção, ao longo de sua ampla programação, no dia 8 de Novembro de 2014. O evento, realizado no auditório da CPM, na Escola de Comunicação da UFRJ, foi transmitido ao vivo por streaming e poderá ser visto em breve aqui no site da edt. Foram 4 apresentações de softwares de edição por instrutores profissionais. Avid Media Composer, Final Cut X, Adobe Premiere e Lightworks foram brevemente explicados ao público, que fez perguntas e não arredou o pé do auditório. De um modo geral, os instrutores não procuraram defender os softwares, mas apresentar suas potencialidades e algumas limitações.

Na parte da tarde, ocorreu o debate, que para muitos, foi o grande momento do evento, pois foi possível ouvir o relato de profissionais que adquiriram bastante experiência nos principais softwares que procuram ocupar o lugar do extinto Final Cut 7. Na platéia, a ampla maioria ainda usa o Final Cut 7 e a parte que já migrou dividiu-se entre os que optaram pelo Final Cut X e pelo Premiere, e alguns poucos foram o para Avid.

Keila Borges, Coordenadora de Pós-produção, falou sobre sua recente experiência profissional, em que implementou o uso de Final Cut X em uma campanha eleitoral para governador no Rio de Janeiro. Ela explicou as razões para sua opção e garante que não se arrepende. Ela conseguiu adaptar todo o processo de trabalho que costuma usar de acordo com as possibilidades do software. Para ela, tudo o que se quiser fazer em termos de edição é possível com qualquer um dos softwares, basta apenas pesquisar. Ela ressaltou a importância da presença do profissional de pós-produção em todo o tipo de produto audiovisual, comparando à importância do produtor na fase de captação: “nenhum projeto começa sem um produtor. A mesma coisa deveria acontecer na finalização, o pós-produtor é tão necessário quanto”.

Adenilson Muri, produtor de finalização, contou sobre sua experiência na Conspiração, onde pesquisou por 2 anos qual software iriam adotar em substituição ao Final Cut 7, em suas mais de 15 ilhas de edição. Ele apresentou uma metáfora que arrancou muitos risos na platéia. O Avid seria como uma casa extremamente organizada. As cuecas ficam em uma gaveta, as camisas em outra, as calças em cabides, etc. O Final Cut 7 e o Premiere são mais bagunçados. Você tem tudo misturado, gavetas com camisas, meias e cintos. Mas na “casa” Avid roupa amassada não entra. Então temos que passar as roupas antes, em referência à conversão de material. Enquanto que o Final Cut 7 e, principalmente, o Adobe Premiere aceita roupas amassadas e rasgadas. Mas na “casa” Premiere pode até entrar tudo amarrotado, no entanto é necessário um super ferro de passar, um super aspirador de pó, uma vassoura excepcional. Isso significa que em sua ampla pesquisa percebeu que o Premiere, para funcionar bem, sem travar, necessita de uma placa de vídeo muito boa, uma boa capacidade de processamento de dados e memória ram. Embora ele acredite que o Avid seja o software mais estável e confiável, a opção da empresa foi pelo Premiere. O grande motivo pelo qual não adotaram o Avid foi altíssimo valor que teriam que pagar pelo Edit Share, único sistema de compartilhamento de mídias aceito pela Avid.

O Premiere também agradou a Rodolfo Vaz, editor, e Guilherme Ferreira, assistente de edição, que garantem que o software é uma espécie de Final Cut 8, tamanha a semelhança com o Final Cut 7. Um dos principais argumentos a favor é de que o software lança atualizações constantes e bastante interessantes, incorporando de fato as reivindicações feitas pelos usuários em seu fórum. Ainda há problemas, como, por exemplo, um limite de tamanho para os projetos, sendo necessário que se abra um novo projeto quando o projeto em uso atinge um determinado tamanho. Esse é um dos motivos pelos quais Wellington Dutra, o Wel, assistente de edição com vasta experiência em Avid, ainda desconfia da performance do Premiere e Final Cut X em projetos com muito material.

Parte das perguntas da platéia foram relativas ao trabalho do assistente de edição, e eles garantem: o fato de não ser necessária a conversão de material em certos workflows não diminuiu em nada o trabalho do assistente, pois, segundo eles, a notícia se espalhou para o set de filmagem que passou a filmar ainda mais. A sobrecarga de trabalho dos assistentes foi tematizado e pareceu haver um consenso sobre a importância de que o assistente acompanhe o trabalho dos editores na ilha de edição, como parte de sua formação.

O objetivo do seminário não era realizar um julgamento sobre os softwares, e selar um acordo entre os profissionais, mas entender o caminho que o mercado está tomando e fornecer informações suficientes para que cada um possa tomar suas decisões. O que se pôde perceber é que quem adotou o Premiere está satisfeito, assim como quem adotou o Final Cut X. Por um lado, a notícia é boa, pois quer dizer que as opções são interessantes, quando poderiam não ser… Por outro lado, é possível que seja necessário aprender mais de um software para atender às demandas do mercado de trabalho.

Uma coisa é certa: a troca de experiência foi extremamente enriquecedora para quem pôde participar e revelou um profundo desejo de que encontros como esses sejam mais freqüentes.

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Web Flyer Seminário

BATE PAPO edt. – Junho 2014

09.JUN.14 | O Bate Papo edt. reuniu cerca de 30 pessoas neste sábado, na produtora de Rogério Frota, nosso presidente. Alguns associados levaram colegas não-associados para conhecerem um pouco mais sobre a associação. E contamos com a presença ilustre de dois sócios-beneméritos, Mair Tavares e João Paulo de Carvalho. Todos os sócios presentes puderam retirar suas carteirinhas. As restantes serão, em breve, enviadas por correio.
No início, o papo rolou solto, acompanhado de comes e bebes. Depois foi formada uma roda, momento em que a diretoria conduziu o rumo das conversas e fez alguns informes:
– a tesouraria conseguiu se organizar para receber o pagamento das mensalidades não apenas trimestralmente, como é realizado atualmente, mas também anualmente. O associado que desejar alterar a forma de pagamento deve entrar em contato com financeiro@edt.org.br
– uma nova comissão está sendo formada para organizar a Semana edt., onde se pretende realizar diversos debates sobre softwares e pós-produção. Quem achar que pode contribuir de alguma maneira pode se inscrever no e-mail contato@edt.org.br
– as Comissões Trabalhista, de Formação de de Comunicação necessitam de voluntários, quem se interessar em participar deve mandar mensagem para contato@edt.org.br.
Esse encontro foi pensado para consolidar a união dos editores, ouvir as demandas e sugestões dos associados, mas sobretudo para que o diálogo possa fluir e tornar o trabalho da associação cada vez mais eficaz. Que venham os próximos!

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ASSEMBLEIA GERAL 2014

31.MAR.14 | Os associados da edt. elegeram sua nova diretoria, na assembleia geral, realizada no sábado, 29 de marco, na escola EDEM. A diretoria responsável pela fundação da edt. iniciou a assembleia fazendo uma avaliação dos dois primeiros anos de existência da entidade, apresentou a prestação de contas anual, aprovou o orçamento para 2014 e propôs algumas mudanças no estatuto, que foram aprovadas pelos associados presentes.

Cada membro presente da diretoria falou sobre sua experiência no cargo. Foi ressaltado que o trabalho burocrático mais pesado já foi feito e que a partir de agora a nova diretoria vai pegar uma estrutura burocrática funcionando e se pagando, com um site no ar e um modelo de contrato desenvolvido. O mais importante realização, no entanto, foi a construção de um sentimento de comunidade entre os participantes, pois não se sentem mais completamente isolados em suas ilhas, sem ter com quem trocar experiências relacionadas ao seu ofício.

As mudanças feitas no estatuto podem ser vistas na íntegra na ata da assembleia. Em resumo: houve mudança de endereço da sede da associação, foi incluído mais um cargo para compor a diretoria, de Segundo Secretário, e foi alterado um artigo, para evitar interpretações ambíguas no que diz respeito ao tempo necessário para os sócios deixarem de ser aspirantes e tornarem-se efetivos.

Em resposta  a reclamações a respeito da divulgação pública das categorias no site,  foi proposto que, ao invés de constar a categora  na ferramenta de busca “Ache um editor”e nas páginas de perfil dos associados, haverá apenas as opções “com mais de 5 anos de experiência”e “com menos de 5 anos de experiência”.

E ainda, tendo em vista que a alteração da categoria de aspirante para efetivo se dá, automaticamente, apenas uma vez por ano, em Janeiro, o associado, que completa 5 anos de experiência e não quer esperar pela chegada de Janeiro subsequente para ter sua categoria alterada, poderá solicitar à diretoria a mudança de sua categoria.

Os membros da diretoria do biênio 2012/2013, composta por Fernando Vidor, Pedro Bronz, Fernanda Bastos, Gabi Paschoal, Helena Lent, João Velho, Nina Galanternick e Rodolfo Vaz se despediram de suas funções e se prontificaram a ajudar à nova diretoria no que vier a ser necessário.

A chapa única inscrita para a eleição foi apresentada aos associados, com a seguinte composição: Rogério Frota (presidente), Joana Ventura (vice-presidente), Isabel Vidor (secretária-geral), Daniel Garcia (segundo secretário), Mariana Sussekind (tesoureira), Julia Bernstein (segunda tesoureira), Vinicius Nascimento, Celia Freitas e Pedro Asbeg (os três últimos para o conselho fiscal).

A chapa apresentou os planos para sua gestão, incluindo a realização de encontros temáticos variados com os associados, a cada dois meses; aprimoramento do site; continuação do Cineclube edt.; realização de uma premiação de montagem em parceria com a Semana do Realizadores; ação dirigida para trazer estudantes para a associação, bem como editores de emissoras de TV; realização do Censo 2013, entre outros.

A chapa foi eleita por aclamação.

Por fim, a nova diretoria prestou uma homenagem a nosso querido sócio-benemérito, Ricardo Miranda, falecido no dia anterior. Julia Bernstein leu um texto escrito por ela e por Vinicius Nascimento. Em seguida, foi exibido o filme H.O, de Ivan Cardoso, montado por Ricardo Miranda.

Encerrados os trabalhos, os associados comemoraram o novo ciclo que se inicia na cantina da escola.

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FESTA DE LANÇAMENTO DO SITE DA edt.

04.DEZ.13 | A festa de lançamento do site da edt. juntou editores, diretores, roteiristas, finalizadores e demais colegas de profissão, no Bar Teto Solar, em Botafogo. O local já se tornou ponto de encontro dos editores cariocas, desde que sediou a primeiríssima reunião de editores convocada mediante o grupo do Facebook, em agosto de 2011. A pista de dança foi tomada por grupos que não paravam de conversar. Mesmo a excelente música comandada pelos talentoso DJs Jorge LZ, Tati da Vila e Easytuff, não foi o suficiente para dissuadir os grupos de seguirem papeando.

O site entrou no ar algumas horas antes da festa começar e em seu primeiro dia teve mais de 300 acessos únicos. Ele começou a ser idealizado já nas primeiras reuniões em 2011, antes da fundação da edt. A diretoria eleita optou por fazer um site robusto, com um fórum de comunicação entre os associados, informações exclusivas e um banco de dados com o perfil editável de cada associado. A execução do site ficou a cargo da Comissão de Comunicação, liderada por Joana Ventura, Rodolfo Vaz e Nina Galanternick. Com a contribuição de diversos associados e da diretoria, foi possível produzir conteúdo exclusivo para a área de Formalização Profissional, Cineclube e Censo.

Agora, iniciamos uma nova fase: a comunicação que ocorria por meio do grupo Associação de Editores-Montadores, no Facebook, vai passar a ocorrer dentro do fórum, de forma restrita aos associados, e na fan page da edt. no Facebook. Vamos fazer do site, nossa sede virtual, um ponto de encontro para nossa articulação interna, troca de conhecimento e novas ideias. Naveguem, interajam, e se tiverem sugestões ou dúvidas, por favor, registrem no fórum (https://edt.org.br//forums/topico/sugestoes-para-o-site/#post-854). Vida longa à edt.!

Fotos Celso Pereira.

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

Parte da diretoria edt., Pedro Bronz, Nina Galanternick, Fernando Vidor, Rodolfo Vaz e Fernanda Bastos

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

Parte da Comissão de Comunicação, Joana Ventura, Rodolfo Vaz e Nina Galanternick

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

Parte da Comissão Trabalhista, Mariana Sussekind, Fernanda Bastos, Celia Freitas, Marcia Medeiros e Adriana Borges

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

 Fernanda Bastos, Lupércio Bogéa, Julia Bernstein, roteirista Clarissa Ramalho, Ricardo Miranda, sócio-benemérito, Vinícius Nascimento, Joana Collier, Nina Galanternick, Pedro Villas Bôas, Daniel Gonçalves

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

DJ Jorge LZ

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

Advogados Flavio Pougy, Bruno Cariello com Nina Galanternick, Marilia Moraes e José Esch

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

diretor André Pellenz e Fernando Vidor

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

Sérgio Marini (Skid) e Tuco Lourenço

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

Rodrigo Savastano(Dido) e Pedro Bronz

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

Isabel Vidor, João Paulo de Carvalho,  sócio-benemérito  e Amanda Magalhães

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

pesquisador Antônio Venâncio e Pedro Asbeg da Comissão de benefício

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

Joana Ventura e Jordana Berg

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

Marcelo Moraes, Juca Diaz, Eduardo Hartung, Clarice Mittelman e Marcos Oak

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

Marcela Amarante e Pablo Francischeli

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

Lucimar Pedroso (Carioca)_Anna Julia (TV Zero)

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

Jose Esch, Fernando Vidor, Amanda Magalhaes e Sunday Wamala

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

Pedro Asbeg e Joana Ventura

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

José Esch e Murilo Saroldi (Conspiração)

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

João Paulo de Carvalho  e Rogério Frota

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

Jose Esch e Dio Oliveira

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

João Paulo de Carvalho e Pablo Francischelli

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

João Paulo de Carvalho e Adriana Borges

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

Joana Collier, diretor Takumã Kuikuro e Célia Freitas

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

Célia Freitas

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

Flavia Celestino

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

 Fernando Vidor, Amanda Magalhães, João Paulo de Carvalho, Juca Diaz, Sérgio Marini(Skid) e Fernanda Bastos

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

 Daniel Gonçalves e Antonio Porto Equi

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

Célia Freitas e Fernanda Tornaghi

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

Arthur Frazão e Marcia Medeiros

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

Andreia Cals e Piu Gomes

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

Rodrigo Brazão e Lyana Peck

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

Rodolfo Vaz, Ric Liuzzi e Pablo Francischelli

Confraternização da Associação de Profissionais de Edição Audiovisual

Mariana Sussekind, Nina Galanternick e Joana Collier

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MOSTRA CINEMA DE MONTAGEM

E para aproveitar o fato de estar sendo realizada em cidades onde a edt. não atua, como Brasília e Recife, representantes da diretoria participaram de uma mesa de debates para apresentar a associação e incentivar a criação de associações regionais. A Comissão continua tentando trazer a Mostra para o Rio de Janeiro.
A Comissão da Mostra Cinema de Montagem foi uma das primeiras a se formar depois da fundação da associação. Composta por Karen Akerman e Eva Randolph,  buscou a parceria da produtora de eventos 3Moinhos para inscrever o projeto da mostra em editais. A Caixa Cultural aprovou o projeto e disponibilizou espaços em Brasília e Recife para a sua realização. A comissão continua buscando meios de realizar a Mostra no Rio de Janeiro.
  Mesa de debates da edt., em Recife
Mesa de debates da edt., em Recife
 Mesa de debate edt., em Brasília
Mesa de debate edt., em Brasília
Karen Harley deu palestra na Mostra em Recife
Karen Harley deu palestra na Mostra em Recife
Idê Lacreta fala de seu trabalho em Brasília
Idê Lacreta fala de seu trabalho em Brasília
Karen Akerman
Karen Akerman
Eva Ransolph e Pedro Bronz
Eva Ransolph e Pedro Bronz
Nana Carneiro da Cunha acompanha a exibição de Limite tocando violoncelo
Nana Carneiro da Cunha acompanha a exibição de Limite tocando violoncelo
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2ª ASSEMBLEIA GERAL edt.

06.ABR.13 | Um ano após a fundação da edt., editores e assistentes voltaram a se reunir em assembléia geral na EDEM.

A diretoria expôs o panorama do primeiro ano da Associação. As Comissões de Benefícios, de Comunicação e Trabalhista apresentaram seus avanços e próximas metas. Os resultados do censo 2012 foram exibidos apresentando o perfil do profissional de edição audiovisual do Rio de Janeiro.

Como previsto no estatuto, foi realizada a eleição e a diretoria se reelegeu por aclamação.

Encerrada a reunião, os associados brindaram o encontro e os progressos da edt..

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chegaram as carteirinhas dos associados!

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diretoria é reeleita por aclamação

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resultados parciais do Censo edt. 2012

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Pedro Asbeg, membro da Comissão de Benefícios, fala sobre as parcerias acordadas

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Gabi Paschoal, 1ª Tesoureira da edt. apresenta a prestação de contas

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Fernando Vidor, presidente da edt., fala sobre os objetivos da associação

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Associados brindam o primeiro ano da associação

 

 

 

CONGRESSO edt.

30.JUN.12 e 07.JUL.12 | O 1º Congresso da edt. foi realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, no Centro do Rio de Janeiro. Durante dois sábados consecutivos, os associados se reuniram para debater as atividades da associação e de suas comissões, além de aprovarem seu Regimento Interno.

1º dia – 30/06/2012

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Karen Akerman e Eva Randolph, da Comissão da Mostra Cinema de Montagem

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Bruno Cariello, advogado da edt.

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quadro negro com a programação

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Helena Lent, 1ª Tesoureira, apresenta o orçamento para a aprovação

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Célia Freitas

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2º dia – 07/07/2012

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Mair Tavares, sócio-benemérito, participa da assembleia

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Rodolfo Vaz e Joana Ventura, da Comissão de Comunicação

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Associados vêm resultado da pesquisa realizada no dia da fundação da edt.

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Pedro Asbeg, da Comissão de Benefícios

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Antônio Porto foi sorteado e ganhou um a bolsa de 100% para qualquer curso oficial da Apple oferecido pela IDS Tecnologia

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Lobo Mauro ganhou da IDS uma caneta touch screen

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Rogério Frota ganhou uma bolsa de 100% para curso de Media Composer, oferecido pela Proclass

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